Uma imagem com baixa qualidade e áudio incompreensível tornarão o vídeo exaustivo e desagradável.
O aluno precisa se sentir motivado, e isso só acontece quando a produção está perfeitamentealinhada com a imagem e o som dos produtos atuais que o usúario estáhabituado a consumir.
Na edição do Brandcast 2019, entre as divulgações feitas, o YouTube trouxe dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil e novospadrões do comportamento dos usuários brasileiros.
80% dos entrevistados afirmaprocurar online conteúdos que nãoencontram na TV. Além disso, osusuários usam o YouTube tambémpara o aprendizado. A pesquisamostra que seis a cada dez pessoasbuscaram melhorias em suascarreiras após ver um vídeo naplataforma.
Pontos Cruciais
Com o crescimento do Mercado EAD, a melhor maneira de se destacar é atentar a dois pontoscruciais, que vão além do conteúdo.
•Qualidade da vídeo
•Qualidade de som
- 50% da retenção de memoria do aluno está relacionado ao conteúdo que ele vê e escuta.
A necessidade de um bom conteúdo visual para a fixação do material é crucial.
Nesse mesmo estudo, Ferrés diz que as videoaulas são os recursos midiáticos mais importantes para a retenção de memoria dentro da aprendizagem no EaD.
O IBGE, em 2018, constatou que a segunda atividade virtual mais realizada pelos brasileiros é o acesso a rede de vídeo, só perdendo para WhatsApp.
“O fator mais importante em um vídeo é o áudio. Uma imagem com baixa qualidade ainda pode ser compreendida se o áudio for claro. No entanto, o contrário já não se mostra verdade. Uma imagem com qualidade com áudio incompreensível formará um vídeo que não atrai o público pois não apresenta a ideia desejada de forma clara.” - Desconhecido
60% das pessoas entrevistadas já consideraram comprar algo após ver um vídeo no YouTube. Globalmente, 90% responderam que conheceram uma marca nova ou produto através dos vídeos.
41% dos entrevistados afirmam que o YouTube é seu meio preferidopara ver vídeos. 84% dos entrevistados acham fácil encontraro que desejam assistir na plataforma.
Opmerkingen